Ensino Superior: Bridgewater State University disponível para parceria com polo universitário da região

Ensino Superior: Bridgewater State University disponível para parceria com polo universitário da região 22/03/2022 09:29Hs

Ensino Superior: Bridgewater State University disponível para parceria com polo universitário da região

Café do Fogo. Ensino Superior. Música e educação artística. Estes foram alguns dos principais temas dos encontros de trabalho, os primeiros nesta primeira missão do presidente Fábio Vieira aos Estados Unidos, tidos na Universidade Estadual de Bridgewater (BSU), na segunda-feira,21.

A delegação chefiada por Fábio Vieira foi recebida no Instituto Pedro Pires para Estudos Cabo-verdianos pelo diretor Angelo Barbosa. No encontro foram abordadas questões relacionadas com o papel e amissão daquele departamento da BSU e as potenciais áreas e modelos de parceria a implementar já a partir deste primeiro contato, tendo ficado acordado uma colaboração estreita no domínio da investigação sobre o café do Fogo e a museologia do café, bem como  como no domínio da música, especialmente na vertente formação.

Após a receção no IPP para Estudos Cabo-verdianos, Fábio Vieira e equipa tiveram um encontro com o diretor de Parcerias da BSU e assessor especial do presidente da universidade, Vinny De Macedo, com quem falaram sobre as áreas prioritárias de uma eventual parceria, nomeadamente, o ensino superior, a cultura, a agricultura e o turismo sustentável.

Mostrando-se muito recetivo, De Macedo assegurou que a BSU vai empenhar-se para que com os municípios do Fogo se implemente uma parceria especial em matéria de Ensino Superior, especialmente nos domínios da vulcanologia, da agricultura, da cultura, da cafeicultura, disponibilizando recursos humanos e tecnológicos que vierem a ser necessários para a concretização dos projetos identificados pelos grupos de trabalho que se reuniram na BSU na manhã de segunda-feira, 21.

A jornada na BSU terminou com um encontro com o professor James Hays-Bohanam, um especialista da área da cafeicultura, com estudos sobre cafés de países como, dentro outros, a Nicarágua e o Brasil.

Do encontro saiu um princípio de acordo para realização de visitas de estudo de turmas da BSU nas terras do café do Fogo e uma colaboração na implementação da segunda fase do Museu do Café do Fogo, bem como o desenvolvimento de projetos que visam a valorização, promoção e internacionalização do Café do Fogo.

Fábio Vieira manifestou-se no final deste primeiro dia de missão bastante satisfeito, porquanto, afirmou, “tivemos encontros dos quais saíram compromissos sérios para a implementação da nova agenda de desenvolvimento do nosso município e da nossa ilha”, vislumbrando-se parcerias estratégicas para concretização do programa de governação local sufragado há ano e meio.

Na terça-feira, 22, a delegação de Mosteiros tem vários contatos em Brockton e Fall River, com entidades que atuam nos setores dos transportes marítimos e com entidades de ação social, como centros de acolhimento a idosos e portadores de deficiência motora.

GCI

Deixe seu Comentário